SOCIAL MEDIA

14.7.17

Faculdade presencial x Faculdade online

Faculdade presencial x Faculdade online

Se você pensa em fazer faculdade, está em uma presencial ou em uma online e quer saber um pouco sobre cada uma, continue lendo o post que eu conto a minha experiência com as duas e qual eu gostei mais.


Em 2012 eu ingressei na faculdade de Publicidade e Propaganda presencial na UVV (Universidade Vila Velha). Tinha completado 18 anos e tive que me mudar da minha cidade para outra por conta da distância. Eu e meu padrasto moramos juntos por toda a duração da minha faculdade, porque ficava perto para os dois.

Em 2015 eu comecei a minha faculdade de Pedagogia EAD (ensino à distância) na Estácio de Sá. As aulas são todas pelo portal e as provas são "presenciais" (preciso ir em um dos dois polos do meu Estado para fazer as provas no laboratório deles) e acontecem 1 vez por semestre. Estou no 4º período, mas já posso conversar com vocês sobre a minha experiência sobre cada uma e falar sobre os prós e contras de cada.
Faculdade presencial x Faculdade online

Presencial

1.Rotina: a rotina da faculdade presencial é chata pra caramba. Acordava 5:30 para estar 7:00 na faculdade, sentada na minha mesa. Mas isso até que é bom, se você é ruim em seguir rotina, porque você TEM que ir pra aula e se chegar atrasado, perde a presença. 2.Colegas: na faculdade você conhece muita gente e acaba fazendo novos amigos, seja pelo campus ou dentro da sala de aula, esses que também serão essenciais para fazer trabalhos em grupo. 3.Biblioteca: você vai usar muito ela nos últimos períodos pra fazer seu TCC e durante todo curso também, além de ter vários títulos de livros populares pra ler durante o tempo vago (eu lia um por semana). 4.Professores: o melhor da sua faculdade é o seu professor, acredite. Ele vai te disponibilizar material bacana, te arrumar estágio e será de suma importância pra fazer o TCC, além de tirar as suas dúvidas na mesma hora. 5.Campus: é muito legal você aproveitar o campus da sua faculdade, se ela tiver um. A minha faculdade tem um campus imenso! Muita área verde e um monte de lojinha com comida. Alguns dias tinham apresentações de outros alunos e outros dias algumas marcas faziam apresentação de produtos e a gente aproveitava!

Online

1.Tempo: a faculdade online é geralmente mais curta que a presencial e começa em meses que não estamos acostumados (a minha começa em outubro e abril). E por isso ela fica mais curta que a normal. Mas ela ainda tem férias, tá?! 2.Preço: como você não consome a luz, água, papel e outros gastos que a faculdade teria com você no campus, a sua mensalidade fica mais barata, porque você só paga pela matéria (professor). E isso é muito bom para o bolso! 3.Mobilidade: o bom da faculdade online é que você pode acessar de qualquer lugar. Pode acessar pelo celular, tablet, notebook, da sala, do quarto, do quintal, no ônibus...basta ter internet. 4.Pontos: é muito fácil você alcançar suas notas na faculdade online. Assistir palestra, conversar no fórum, fazer simulado...tudo isso gera pontos pra você. Além de pontos extras, que não existe na faculdade presencial. 5.Tempo2: você tem tempo de fazer tudo o que quiser durante o dia, o semestre, o ano. Se você quiser dormir até tarde e estudar quando acordar, pode. Pode curtir a balada com os amigos e não se preocupar em ir pra aula de manhã. Se quiser estudar só para as provas, pode também! Não precisa estudar todos os dias na faculdade online. Eu mesma não tenho tempo pra estudar, então estudo só na véspera da prova.
Faculdade presencial x Faculdade online

Presencial

1. Rotina: sim. É um ponto positivo, mas se você prefere ir na balada, vai ter que deixar de ir na aula ou vai chegar atrasado na aula do outro dia de manhã. Você tem que se dedicar 80% a sua rotina, porque falta reprova. Então é um ponto muito negativo. 2.Colegas: eles são essenciais pra fazer trabalhos em grupo, mas muitos não fazem nada e deixam tudo nas suas costas. Isso dá muita briga. Eu mesma quase perdi 3 amigos por causa de um trabalho em grupo. Mas estamos bem hoje! Ufa! 3.Professores: eles são também a pior coisa na faculdade, porque se eles encrencarem com você, nem de ano te passam. E sim, isso acontece demais! E muitos criam expectativa para você e te cobram muito! Experiência própria (a expectativa, não a encrenca kkk)! 4.Trabalhos: o pior da faculdade presencial sem dúvidas é o chato do trabalho. Os professores passam trabalhos gigantescos pra entregar no fim do semestre e outros chatos pra entregar durante o semestre. Você não tem exercício. Só trabalho. 5.Impressão: os memes de instagram não são brincadeira. As vezes você tem que deixar de lanchar pra poder imprimir algo que o professor pediu pra aula. Eles não querem saber se você tem dinheiro ou não. Você tem que imprimir! Acho que o dinheiro que eu gastei durante toda a faculdade com impressão dava pra comprar um carro. Sem brincadeira.

Online

1.Tempo2: como você não precisa se preocupar quanto a horário, você pode acabar se esquecendo de estudar, fazer os fóruns, simulados, estudar para a prova e bombar na matéria. 2.Falta de rotina: se você não é uma pessoa organizada ou não conseguir se tornar durante o curso, será muito difícil pra você fazer esse tipo de faculdade, já que você não precisa necessariamente de um cronograma pra seguir e não perder as aulas. 3.Falta de professores: tá, não é que você não tenha professor. Mas se você tiver alguma dúvida sobre a aula, vai ter que mandar um e-mail para o professor da matéria e esperar até o dia que ele responder. Isso pode demorar 1 hora, 1 dia, 1 semana. 4.Internet: pra estudar online, você precisa estar online. Se der problema na sua internet ou ela for muito fraca, você não vai conseguir estudar. Isso é um saco!

O que foi melhor pra mim?

Sem dúvidas, a faculdade online é melhor para mim. Trabalho durante o dia todo e a noite descanso ou faço exercícios. Seria impossível fazer um curso agora, mas estou fazendo. E só tiro 10! Me tornei mais organizada e quando posso, tiro um tempinho pra interagir nos fóruns e fazer as avaliações para ganhar ponto extra.

15 comentários :

  1. Fazer faculdade a distância requer muita responsabilidade né? Eu prefiro as presencias.
    Um beijo.

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu fiz minha faculdade presencial ha mts anos atras, mas hj em dia com trabalho em tempo integral e a vida tao corrida optaria por online, acho que depende msm da necessidade e fase da vida de cada um

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Tive a experiencia de fazer faculdade EAD e gostei muito dos métodos. A flexibilidade de hórario é ótima.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu faço do dois tipos e os dois requer mt disciplina então nao sei qual é o pior. adorei o post e me lembrou que tenho trabalho para fazer kkk
    beijinhos
    https://beperes.blogspot.com.br/
    ps: ta rolando um sorteio surpresa lá no blog https://beperes.blogspot.com.br/2017/07/8-anos-de-blog-sorteio.html

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca fiz faculdade online e a minha experiência na faculdade presencial foi incrível. Quem sabe eu não me animo em fazer alguma pós online no futuro? Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Minha faculdade foi há mts anos e por isso presencial. Há 7 anos fiz um curso de alguns meses pelo Senai e foi 100% online. O meu MBA há pouco tempo e foi semi presencial, com aula nas manhãs de sábado e e várias tarefas online. Foi sem dúvidas o meu preferido, pois nas aulas conseguia tirar as dúvidas com os professores, além de fazer amigos. A presencial tb é boa, mas a totalmente online eu não gostei nada.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  7. Adorei ver os dois lados dos dois tipos de faculdade. A minha é presencial e é um saco, mas ao mesmo tempo eu jamais me organizaria pra fazer a online...

    Bom fim de semana!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei suas comparações. Faço presencial mas no momento precisaria fazer uma online, mas como tô acabando tô me esforçando pra não desistir rs Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  9. Fazer faculdade on line requer muita disciplina e responsabilidade. Por mais que eu tenha isso, ainda assim prefiro as presenciais... não sei, acho estranho aprender fora de sala de aula sabe?
    Tem post novo lá no blog, um beijo :)

    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  10. Amei esse post, penso muito na faculdade por mais que ainda vai demorar um pouco kakaka me ajudou demais <
    Beijos

    https://rafaellamerchan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde,
    Como vai?
    Eu gosto da presencial pelas amizades que fiz na faculdade. Mas agora, se eu for fazer uma pós pretendo fazer online kkkkk

    Nossa, que bom encontrar uma blogueira capixaba!
    Meus parabéns pelo teu blog.

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  12. Acho que eu não conseguiria fazer um bom curso se estivesse em uma faculdade à distância. Esse tipo de faculdade requer uma grande dose de auto disciplina e eu não sei se eu teria. Por isso, acabo optando pelas faculdades presenciais mesmo.

    Mas, de qualquer forma, o mais importante é você estudar e fazer um curso do qual goste. Se tiver possibilidade de frequentar uma faculdade presencial, é ótimo. Mas se não der, fazer faculdade à distância funciona super bem também.

    Achei o post muito interessante. Adorei.

    Beijão :*

    ResponderExcluir
  13. Oi, Paloma! Tudo bem? Eu infelizmente não consigo me concentrar nas aulas a distância! :/

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Paloma.
    Puxa, que postagem sensacional.
    Muito importante pra quem está com essa dúvida.
    Postagem de utilidade pública.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  15. u acho que não daria certo fazendo um curso EAD mas é uma boa para quem não tem muito tempo ou já está um pouco mais velho com filhos e tudo mais. Eu fiz a minha presencial e agora um outro presencial também. Queria até tentar algo EAD mas acho que não prestaria tanta atenção tendo várias outras coisas que eu poderia ficar vendo na internet. :x

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir